O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou, em Washington, o que chamou de "destruição do sentido de partido político" no Brasil, referindo-se ao troca-troca de partidos por alguns parlamentares. Fernando Henrique disse que "aparentemente" o governo do PT tem estimulado essa prática.
"O governo, aparentemente, pelo que eu vejo, ajuda nesse processo. Tira deputados de um partido e põe no outro. Os partidos de oposição perderam quadros. Aquele troca-troca de deputados para outro partido, não é positivo isso. Eu não acho que seja bom. Acho que a gente tem que ter mais de um partido. Senão fica o PT preservado e os outros partidos uma geléia geral. Eu sou contra isso", disse Fernando Henrique.
Genoino
O presidente do PT, José Genoino, rebateu mais de uma vez as críticas do ex-presidente. "Os fatos e as ações falam por si. São públicos e não vão brigar contra as verdades. O PT propôs um acordo institucional com todos os partidos, para fazer uma mesa (da Câmara) que respeitasse as bancadas partidárias e parte considerável do PSDB preferiu a candidatura avulsa", afirmou Genoino, referindo-se à eleição à presidência da Câmara. "Isso é a verdade. É a polêmica política, sem nenhum ataque e nenhum bate-boca com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso", disse.