A intenção do PMDB lançar candidato próprio à presidência da república em 2010, conforme anunciou o presidente reeleito desta legenda, o deputado Michel Temer, recebeu hoje o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. "O PMDB já deveria ter (candidatura própria à presidência) há mais tempo", afirmou FHC.

continua após a publicidade

Segundo o ex-presidente tucano, todo partido quando quer se fortalecer precisa lançar candidato próprio ou fechar uma aliança estável. E segundo ele, como a aliança do PMDB com o PT foi súbita, "dito pelo próprio Michel Temer", os peemedebistas estão certos em pensar numa candidatura própria para sucessão de Lula.

Ao falar da aliança PMDB-PT, Fernando Henrique disse que é um acordo congressual, em troca de cargos no Ministério. Na sua avaliação, pelo atual cenário político brasileiro, os partidos acabam se unindo em função de espaços. FHC não soube dizer se esta aliança vai propiciar a aprovação de reformas no segundo mandato do presidente Lula. "O voto no Congresso é muito individual", exemplificou.

continua após a publicidade