FGV: preços no varejo subiram 1,87% em 2006

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), no âmbito do Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), encerrou o ano de 2006 com alta de 1,87% no varejo, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que divulgou hoje o IGP-10 de dezembro. O IPC representa 30% do total do IGP-10.

De acordo com a fundação, a aceleração na taxa do IPC-10, de novembro para dezembro (de 0,20% para 0,33%), foi causada principalmente pelo fim da deflação nos preços de Transportes (de -0,34% para 1,09%), no mesmo período.

Das sete classes de despesa que formam o IPC, três registraram fim de deflação, no período. Além de Transportes, é o caso de Despesas Diversas (de -0,16% para 2,03%) e Educação, Leitura e Recreação (de -0,10% para 0,35%). Os outros grupos apresentaram desaceleração ou queda mais intensa de preços. É o caso de Alimentação (de 0,63% para 0,43%); Habitação (de -0,01% para -0 24%); Vestuário (de 1,08% para 0,45%); e Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,28% para 0,15%).

Por produtos, as altas de preço mais expressivas no varejo, no IGP-10 de dezembro, foram registradas nos preços de tarifa de ônibus urbano (3,02%); cigarro (6,72%) e mamão papaia (27,39%). Já as mais significativas quedas de preço foram apuradas em tarifa de eletricidade residencial (-1,38%); limão (-23,50%); e manga (-25,03%).

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