FGV: confiança do consumidor sobe 2,2% em dezembro

O consumidor brasileiro está mais confiante na economia do País. É o que aponta o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que subiu 2,2% em dezembro ante novembro, segundo informou nesta quarta-feira (27) a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado ficou bem acima do registrado em novembro em relação a outubro, quando o indicador avançou 0,9%. Em dezembro do ano passado, o ICC teve alta de 0 6%.

Essa é a 15ª edição do indicador, calculado com base nos resultados da pesquisa "Sondagem das Expectativas do Consumidor" apurada desde outubro de 2002 (com periodicidade trimestral, até julho de 2004, quando passou a ser mensal). O índice é composto por cinco quesitos da sondagem.

Em comunicado, a FGV esclarece que "houve melhora tanto nas avaliações a respeito da situação presente, quanto nas expectativas em relação aos próximos meses". O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual, que subiu 3,3% em dezembro, ante queda de 1% em novembro; e o Índice de Expectativas, que teve elevação de 1,5% em dezembro na comparação com o aumento de 2,5% em novembro.

A FGV informou que, entre os quesitos relacionados à situação atual, a proporção de consumidores que avaliam a situação financeira da sua família como boa subiu de 16,4% para 18,8%, de novembro para dezembro. No mesmo período, a parcela dos entrevistados que julgam como ruim a atual situação financeira familiar reduziu-se de 15,6% para 13,8%.

"Em relação aos próximos seis meses, houve ganho de 36,1% para 39,4% da parcela de informantes que prevêem melhora na situação financeira da família. A proporção dos que antecipam piora diminuiu de 3% para 2,8%", detalhou a instituição, em comunicado.

O levantamento abrange amostra de 2 mil domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 1º a 21 de dezembro.

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