Cerca de 4,2 milhões de aposentados ativos deverão ser beneficiados pela liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para saque mensal do valor depositado pela empresa. O cálculo é do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas ligado à Força Sindical, João Batista Inocentini. De acordo com ele, há cerca de 6 milhões de aposentados que permanecem ativos, 70% deles no mesmo emprego.
A liberação foi feita na sexta-feira, por meio da Circular nº 404, da Caixa Econômica Federal. Mas, pela circular, podem fazer o saque do saldo na conta vinculada apenas os aposentados que permanecem na mesma empresa e sob o mesmo contrato de trabalho em vigor no momento da aposentadoria. Para ter direito ao saque, o aposentado terá de fazer solicitação em uma agência da Caixa. O FGTS tem valor equivalente a 8% do salário.
Caso o aposentado esteja sob contrato de trabalho assinado após a concessão do seu benefício pelo INSS, na mesma ou em outra empresa, o saque só poderá ser feito após a extinção do contrato atual.