Estudando através do palco

Festival para vestibulandos

Publicado no ano de 1862, Lúciola é o quinto romance de José de Alencar e leitura obrigatória para quem vai concorrer a uma vaga na Universidade Federal do Paraná (UFPR) este ano. Referência da literatura nacional, a famosa história da cortesã Lúcia chega agora aos palcos do Festival de Teatro de Curitiba.

Encenada pelos atores da Mostra de Teatro Universitário Grutun! e dirigida por Alex Wolf, a peça “Lucíola” conta a história da jovem Maria da Glória que, em busca de dinheiro para ajudar sua família, acaba seduzida por um homem devasso.

Expulsa de casa pelo pai, Maria torna-se, então, Lúcia e passa a viver como uma cortesã da alta sociedade carioca. Até que um dia, conhece um jovem pernambucano chamado Paulo da Silva, por quem acaba se apaixonando. Esse romance entre Paulo e Lúcia afeta profundamente a forma como a personagem levava a vida até então e gera uma reviravolta na história.

Com características presentes em grande parte dos romances de José de Alencar, “Lucíola” explora questões como a purificação através do amor e reflete uma personagem torturada por contradições e antagonismos, em uma sociedade movida por dinheiro e status social.

Atração da mostra Fringe, a peça inaugura hoje, às 17h, no Teuni – Teatro Experimental da UFPR. Outras apresentações acontecem também nos dias 26/03, às 19h, 27/03, às 16h e no dia 30/03, às 16h.

Os ingressos podem ser adquiridos tanto nas bilheterias do Festival quanto no próprio teatro e os valores são de R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia. Vestibulandos, não deixem de conferir!