Uma amostra da diversidade da culinária nacional estará em evidência no festival gastronômico Brasil Sabor, que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Ministério do Turismo promovem em 66 cidades de 23 estados do país.

continua após a publicidade

De amanhã (17) até 23 de abril, o evento vai mobilizar mais de mil restaurantes. Para organizá-lo, o ministério investiu cerca de R$ 1 milhão no festival, que conta ainda com apoio de outras instituições parceiras, a exemplo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em Pernambuco, 72 estabelecimentos comerciais do Recife e de mais cinco cidades estão inscritos para participar do Brasil Sabor. A expectativa dos organizadores é a de que, durante o evento, sejam vendidos quatrocentos pratos por dia, aumentando em 50% o lucro dos restaurantes pernambucanos.

O presidente da Abrasel, Leonardo Lamartine, espera que o Brasil Sabor seja incluído no livro dos recordes como maior festival gastronômico do mundo. "Queremos fazer um acervo da culinária nacional e incentivar a criação de novos pratos, para mostrar ao mundo que o Brasil tem uma gastronomia diversificada, que representa um atrativo turístico", enfatizou Lamartine.

continua após a publicidade

Cada restaurante inscrito no festival deverá apresentar um prato específico elaborado com ingredientes próprios do estado ou da região, que seja de fácil preparação. Durante o evento, os novos cardápios serão oferecidos nos próprios restaurantes, podendo ser comercializados a preços promocionais, tanto no almoço, quanto no jantar.

De cada prato vendido no período do festival, R$ 1 vai ser destinado ao programa Fome Zero, do governo federal. As receitas selecionadas serão divulgadas no livro Sabores Brasileiros, uma publicação conjunta da Abrasel e do Ministério do Turismo, a ser vendida em livrarias e feiras internacionais.

continua após a publicidade

Além disso, duas receitas de cada estado, vencedoras do festival Brasil Sabor, vão ser divulgadas no Salão do Turismo, evento a ser realizado, pelo Ministério do Turismo, no mês de junho, em São Paulo.

O setor de bares e restaurantes envolve quase um milhão de empreendimentos no Brasil e fatura 2,4% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), sendo responsável por 8% da mão-de-obra empregada no país.