Festival gastrônomico nacional mobiliza mais de mil restaurantes

Uma amostra da diversidade da culinária nacional estará em evidência no festival gastronômico Brasil Sabor, que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Ministério do Turismo promovem em 66 cidades de 23 estados do país.

De amanhã (17) até 23 de abril, o evento vai mobilizar mais de mil restaurantes. Para organizá-lo, o ministério investiu cerca de R$ 1 milhão no festival, que conta ainda com apoio de outras instituições parceiras, a exemplo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em Pernambuco, 72 estabelecimentos comerciais do Recife e de mais cinco cidades estão inscritos para participar do Brasil Sabor. A expectativa dos organizadores é a de que, durante o evento, sejam vendidos quatrocentos pratos por dia, aumentando em 50% o lucro dos restaurantes pernambucanos.

O presidente da Abrasel, Leonardo Lamartine, espera que o Brasil Sabor seja incluído no livro dos recordes como maior festival gastronômico do mundo. "Queremos fazer um acervo da culinária nacional e incentivar a criação de novos pratos, para mostrar ao mundo que o Brasil tem uma gastronomia diversificada, que representa um atrativo turístico", enfatizou Lamartine.

Cada restaurante inscrito no festival deverá apresentar um prato específico elaborado com ingredientes próprios do estado ou da região, que seja de fácil preparação. Durante o evento, os novos cardápios serão oferecidos nos próprios restaurantes, podendo ser comercializados a preços promocionais, tanto no almoço, quanto no jantar.

De cada prato vendido no período do festival, R$ 1 vai ser destinado ao programa Fome Zero, do governo federal. As receitas selecionadas serão divulgadas no livro Sabores Brasileiros, uma publicação conjunta da Abrasel e do Ministério do Turismo, a ser vendida em livrarias e feiras internacionais.

Além disso, duas receitas de cada estado, vencedoras do festival Brasil Sabor, vão ser divulgadas no Salão do Turismo, evento a ser realizado, pelo Ministério do Turismo, no mês de junho, em São Paulo.

O setor de bares e restaurantes envolve quase um milhão de empreendimentos no Brasil e fatura 2,4% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), sendo responsável por 8% da mão-de-obra empregada no país.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo