O Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera) encerou suas atividades em Umuarama, neste sábado (24). Foram cinco dias em que os alunos se divertiram e aprenderam brincando. A coordenadora do Fera, Alexandra Gil, declarou que o Festival está se enraizando cada vez mais na escola pública paranaense. ?O projeto passou por um processo intenso de amadurecimento, juntamente com os alunos que participam?, destacou. Para ela, o projeto, na atual fase, demonstra que está atingindo a maturidade almejada e muito se pode esperar das etapas que estão por vir.
Para marcar a despedida de Umuarama, os mais de 4 mil alunos e professores participantes se reuniram num grande desfile, para fazer uma pré-apresentação dos trabalhos confeccionados durante o Festival, como instrumentos musicais, bonecos gigantes, entre outras obras. Já no começo da tarde, houve as apresentações finais dos trabalhos. Durante todo o evento, os participantes aproveitaram as oficinas de diversas manifestações artísticas, assistiram a 197 apresentações de artistas profissionais e de grupos formados por alunos.
Destaque
Um dos alunos que se destacou e chamou a atenção e integrantes da comissão organizadora do evento, durante esta etapa do Festival em Umuarama, foi Ney Souza Lima, estudante do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, de São Jorge do Patrocínio, que apresentou uma de suas poesias, em um dos palcos do Festival.
?Minha poesia fala sobre a gralha azul e a questão ambiental. É que estão acabando com os pinheiros, com isso, a gralha tem ido se alimentar nas lavouras e, devido ao grande nível de agrotóxicos utilizados nas plantações, ela está morrendo?, explicou. Segundo o aluno, este seria um dos motivos que favorecem o desaparecimento da ave símbolo do Estado.
Participação
O aluno Bruno Ciavolella, 15 anos, do Colégio Estadual Dom Bosco, de Cianorte, considera-se um veterano do festival. ?Este é o terceiro Festival que participo e posso garantir que, a cada ano, o Fera tem ficado melhor?, afirmou.
Bruno contou ainda que, na primeira participação, fez a oficina de poesia, já na segunda, cinema, e, agora, participou do ?TV Fera? (oficina que ensina um pouco da dinâmica da televisão). ?Estou gostando muito, porque posso perceber a continuidade no que estou fazendo, os conteúdos estão se completando?, declarou.
As alunas do Colégio Estadual Quarto Centenário, de Quarto Centenário, Jéssica Clarissa de Brito, 16, e Daniela Aparecida Paiva, 15, têm a mesma opinião em relação ao Fera. ?O Festival está muito legal e as apresentações musicais são muito boas?, disse Jéssica.