Chegamos ao final de mais um ano. Esse, entretanto, com novidades quanto a inexistência das férias forenses, e sim de um pequeno recesso. Para o advogado que trabalha em seu pequeno escritório, num trabalho árduo de cuidar de tudo, mesmo que contrariando ao que se denomina de ?moderna advocacia?, também tem o direito de comemorar as festas de final de ano.
Mas ao contrário dos médios e grandes escritórios (já numa tipificação clara de empresa), esse advogado solitário, quase que invariavelmente, não participa de eventos, e sequer é lembrado por seus clientes, principalmente, aqueles que foram atendidos com o maior profissionalismo e, quiçá, vitoriosos em suas demandas ou negócios.
Cabe, a esse advogado solitário, dentro do seu pequeno escritório, fazer um retrospecto do ano que vai terminando, fechando as suas próprias contas, contabilizando as perdas e ganhos, vendo os erros e acertos, e se preparando para mais um ano de luta.
Mas esse advogado, neste momento, não está só. Estará sim com seu Deus e com sua Família. E, ainda, se possível, com seus amigos.
Ao olhar o trabalho realizado poderá observar quantos clientes foram atendidos e bem atendidos, e sempre com sucesso. Então para cada um desses clientes esse advogado solitário permitiu também um final de ano muito mais feliz.
Os livros, os quadros, o mobiliário, o seu companheiro cotidiano o computador tudo ao seu redor identificando um ambiente de trabalho cercado pelo profissionalismo e pelo interesse maior de bem atender o seu cliente. Esse cliente especial que chegou ao seu escritório, já desiludido, e que você soube bem tratar e resolver com sucesso o caso apresentado.
Tive, neste final de ano, a oportunidade de atender um caso especial, e com sucesso. E, quando entreguei o trabalho finalizado, tudo certo, recebi o abraço fraternal do caso e pude sentir a emoção e os brilhos eu seus olhos. Fui compensado pelo trabalho desenvolvido e pelas graças atribuídas por esse casal, orando em meu nome.
Assim, para você meu colega, que trabalha com amor, mas solitário em seu escritório, desejo um Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso.
Dalton A. S. Gabardo é advogado.
gabardoadvogado@onda.com.br