Festa nas ruas do Chile depois da vitória por 1-0 contra a Suíça

Claudio Santana/AFP

Os chilenos passaram do silêncio à celebração total, e inundaram as ruas de Santiago com bandeiras, tambores e as já famosas vuvuzelas, para celebrar a vitória de sua seleção por 1×0 no jogo contra a Suíça – em sua segunda vitória na primeira fase do Mundial.

A partir das 10h locais, as estradas e ruas ficaram desertas, com centenas de chilenos se concentrando em torno de telas gigantes instaladas no centro da cidade, assim como em mercados e centros comerciais.

Centenas de pessoas se reuniram na Praça da Constituição, em frente ao Palácio Presidencial de La Moneda, para observar a partida em um telão de 40 metros. Os ministros adiaram sua reunião das segundas-feiras e foram à praça para assistir ao jogo junto com populares.

O presidente chileno, Sebastián Piñera, acompanhou o jogo dentro de uma tenda de circo no porto de Constituição (300 km ao sul de Santiago), junto com 400 pessoas desabrigadas pelo terremoto seguido de tsunami, que golpeou o país em fevereiro.

Depois do gol de Mark Gonzalez aos 75 minutos, as ruas explodiram de alegria.

Das janelas dos edifícios do centro da cidade, funcionários lançavam papel picado, e automóveis circulavam com as buzinas acionadas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna