Tradicional festa comunitária da Região Metropolitana de Curitiba, a Festa do Pêssego de Araucária, comemora este ano seu Jubileu de Prata, com 25 anos de realização. Para o governador em exercício Orlando Pessuti, esta é uma das principais festas do calendário de eventos que projetam a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) como destaque na produção de frutas e verduras.
Pessuti recebeu a rainha da Festa do Pêssego, Tatiane Calvoso, e as princesas Luiza Vaz e Suelen Wonesowis, nesta terça-feira (28). Elas divulgaram a festa, que será realizada neste final de semana, entre 1 e 3 de dezembro, no município de Araucária.
Este ano, a festa terá um caráter especial porque vai celebrar o Jubileu de Prata. A expectativa da Prefeitura de Araucária, é que cerca de 150 mil pessoas visitem os três dias de festa que será realizada no Parque Cachoeira, centro de Araucária. A produção de pêssegos naquela cidade é típica de agricultura familiar. Nesta safra, 2006/2007, a produção deve alcançar cerca de 100 mil toneladas, volume inferior ao ano passado, em função das geadas que prejudicaram o desenvolvimento da cultura.
A programação da Festa do Pêssego prevê dois grandes momentos, além da abertura prevista para as 18h de sexta-feira (01). Será a realização de tarde gospel, no sábado (02), a partir das 15h, e a missa com o Padre Reginaldo Manzotti no domingo, (03), às 11h. No pavilhão, serão vendidas frutas e artesanato local.