Em Guaraqueçaba, quem faz a festa no carnaval e no ano todo é a natureza. Para quem pretende fugir da agitação, a cidade é o destino certo, um verdadeiro refúgio natural que oferece muitas belezas naturais e aventuras inesquecíveis no meio da Floresta Atlântica.
Um lugar que mereceria nota 10 no quesito alegoria é a Reserva Natural do Salto Morato, uma paisagem deslumbrante onde se destaca o majestoso Salto Morato, uma queda d’água com 80 metros de altura. Mantida pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, a reserva tem uma boa estrutura para visitantes, com camping para até 40 pessoas, quiosques com churrasqueiras e lanchonete.
Outro ponto muito procurado pelos turistas é o Mirante da Serra Negra. Do alto de seus 30 metros, o mirante permite apreciar a beleza da Baía de Guaraqueçaba e todos os seus contornos. Chegar ao alto do mirante não é tarefa fácil: é preciso encarar uma subida de 127 degraus, esforço muito menor do que sambar durante a noite inteira.
A Ilha de Superagüi, desde 1998 considerada Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, é uma das maiores atrações de Guaraqueçaba, e poderia tornar-se tema de qualquer samba enredo. A maior atração da ilha é a Praia Deserta e seus 38 quilômetros de extensão, por onde é possível passear a pé ou em bicicletas. A revoada dos papagaios-de-cara-roxa na Ilha do Pinheiro, sempre ao amanhecer ou ao pôr do sol, encanta os visitantes.
A Reserva Natural do Sebuí é um dos pontos turísticos onde a natureza se mostra com toda sua exuberância. Dentro da reserva, que só é acessível por barcos, nada além de uma cabana muito rústica, porém confortável. A estada na reserva inclui passeios de canoa pelas águas intocadas do Rio Sebuí, caminhadas por trilhas na mata e banhos em cachoeiras deslumbrantes.
Informações:
Secretaria de Turismo de Guaraqueçaba (41) 3482-1561
Estação Náutica de Paranaguá (41) 3425-4542