Na sua casa na Granja Viana, Fernando Meirelles assistiu a parte da 78ª premiação da academia. Animado pela vitória de Rachel Weisz na categoria de atriz coadjuvante por "O Jardineiro Fiel", que adaptou do best seller de John Le Carré, Meirelles esperou pelo prêmio de melhor montagem, porque achava que sua montadora, Claire Simpson, tinha chances. Quando perdeu para "Crash – No Limite", ele desistiu. Sabia que "O Jardineiro" não conseguiria nada na categoria de roteiro adaptado.
Meirelles ficou feliz por sua atriz e sensibilizado com o discurso de agradecimento que ela fez, citando o diretor de "Cidade de Deus" por sua "humanidade". "Trabalhar com a Rachel foi muito legal", ele conta. No início, ela estava apreensiva, especialmente por causa de sua cena de nudez frontal. "Rachel estava cheia de dedos, tive de assegurar que ia filmar com toda delicadeza e ainda ia mostrar para ela. E, aí, um dia ela chegou e disse que eu podia fazer como quisesse. Foi uma entrega grande por parte dela, que virou a personagem e, a partir daí, não se impôs restrição nenhuma."
Ele lembra a primeira cena que filmou com ela, em Berlim a personagem fazia um jogo de sedução. "Filmamos e achei que estava exagerado, mas prosseguimos com o plano original. Após a filmagem na favela em Nairóbi, Rachel pediu para refilmar a cena de Berlim. Ela sentiu que estava em completo desacordo com a natureza da personagem, que agora compreendia. Achei que ia dirigir a estrela da série "A Múmia" e encontrei uma atriz disciplinada, afetiva e muito humana. Ela me agradeceu pela humanidade, mas eu é que devo agradecer pela dela."
Como todo mundo, Meirelles ficou surpreso com a vitória de "Crash" como melhor filme. Mesmo correndo o risco de ser deselegante, ele acha que a idéia do filme, o roteiro e os atores são bons, mas a direção é falha. "Haggis tem a mão pesada exagera na música." A cerimônia o surpreendeu. "Nunca vi tanto humor no Oscar. Os falsos comerciais eram divertidos", diz Meirelles, que admite ter rido muito com Ben Stiller, ao apresentar, vestido de verde, o prêmio de efeitos visuais.