Fernanda Takai e John Ulhoa, da banda Pato Fu, conversam com o público sobre música e literatura, na próxima edição do Sempre Um Papo, que será realizada no Teatro da Caixa, na próxima quarta-feira (dia 30). O evento marca o lançamento do CD "Toda cura para todo mal". Dia 31/08, Fernanda e John participam do Sempre Um Papo, em Cascavel.

continua após a publicidade

O Pato Fu é uma banda da qual se espera tudo. Não qualquer coisa, mas tudo. Um bocado de tempo se passou desde o último CD da banda. Quase três anos. Fernanda e John tiveram sua primeira filha e esse intervalo foi em grande parte dedicado a essa "produção".

Então não custa nada lembrar: o Pato Fu é aquela banda de triunfos radiofônicos como "Depois e paisagens emocionais", como "Canção Pra Você Viver Mais". Seus discos vão do experimentalismo pop de "Ruído Rosa", ao campeão de audiência "Televisão de Cachorro". Seu "MTV Ao Vivo" tem a classe de um concerto de orquestra de câmara e ao mesmo tempo a festa de uma banda num clube lotado. É a única banda brasileira capaz de compor e gravar uma música em japonês e ainda transformá-la em hit, "Made In Japan".

O que esperar desse novo disco? "Toda Cura Para Todo Mal" teve muito tempo para ser concebido. Canções inéditas que já se acumulavam desde o "MTV Ao Vivo" somaram-se às muitas compostas durante esse período. O CD foi todo gravado e mixado no estúdio que John e Fernanda têm em casa. O guitarrista assina pela primeira vez sozinho a produção de um disco do Pato Fu, avalizado pela co-produção dos álbuns anteriores e pela produção recente de vários discos colocados entre os mais elogiados e premiados do último ano, com destaque para "Let It Bed", de Arnaldo Baptista. O Pato Fu sempre trabalhou com grandes produtores e engenheiros de som. Nesse trabalho, John mostra que aprendeu a lição dos mestres e dá um passo à frente, levando o tradicional encontro de eletrônicos/acústicos a um refinamento surpreendente. A banda soa viva como nunca, ao mesmo tempo em que as sofisticações tecnológicas alcançam um teor cada vez mais orgânico.

continua após a publicidade

Em "Toda Cura Para Todo Mal", Fernanda Takai mostra que atingiu sua maioridade como cantora. Leva o ouvinte pra onde quer. Faz todo mundo bater palmas e cantar Uh Uh Uh, La La La, Ié Ié!, pra depois engolir a emoção a seco em "Sorte e Azar". "Anormal", a canção que abre o disco é daquelas que vamos ouvir até cair e ainda vamos querer mais. Pop perfeito, vocais chocantes, timbres matadores, já nasceu hit.

"Amendoim" é daquelas em que todos da banda mostram os grandes músicos que são. Em especial aqui, Ricardo Koctus e Lulu Camargo (incorporado à banda desde o "MTV Ao Vivo"), baixo e piano numa cozinha arrepiante. Em "Simplicidade" o Pato Fu mostra que continua fazendo canções que ninguém mais conseguiria fazer: uma balada caipira-cibernética onde um robô canta uma moda de viola eletrônica. Tema perfeito para sítio com internet banda larga, com certeza.

continua após a publicidade

Roberto & Erasmo dos bons tempos mandam lembranças em "Agridoce". Linda canção, metáfora para sabores e amores, arranjo pungente que torna difícil a tarefa de não deixar correr uma lágrima furtiva. Um clássico, assim como as demais músicas que estão no disco: "No Aeroporto", "Estudar Pra Quê?", "Tudo", "Vida Diet", "O Que é Isso?" e "Boa Noite Brasil", esta última com participação especial de Manuela Azevedo, vocalista da excelente banda portuguesa Clã.

O Sempre Um Papo tem entrada é franca, e é uma realização da Caixa Econômica Federal, que conta com os apoios das Livrarias Curitiba e do Hotel Mabu.

Serviço: "Sempre Um Papo" com Fernanda Takai e John Ulhoa. Dia 30 de agosto, 19h30, no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280). Entrada Franca. Informações pelo fone 3118-5232.