Com problemas na Justiça, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) encontrou uma formar de "driblar" o Estatuto do Torcedor, que determina que os regulamentos das competições sejam divulgados com, no mínimo, 60 dias de antecedência. Assim, a entidade apresentou duas tabelas para a edição 2007 do Campeonato Carioca – uma com 12 e outra com 16 times participantes.

continua após a publicidade

Inicialmente, a fórmula de disputa deste ano deveria ser mantida com o Boavista, campeão da Série B, ocupando o lugar da Portuguesa, que foi rebaixada. No entanto, a Ferj, em negociação com a televisão, decidiu ampliar o número de equipes para 16 – por isso, a entidade criou a Seletiva, campeonato cujos quatro melhores colocados garantiriam vaga no Estadual de 2007.

O Ministério Público, em contrapartida, entrou com ação na Justiça questionando os critérios utilizados para a escolha dos times que participaram da Seletiva – principalmente com relação à Portuguesa, que havia sido rebaixada e foi convidada para participar do torneio. A Seletiva, por sinal, terminou no último sábado. Garantiram vaga: Bangu, Macaé, Olaria e a própria Portuguesa.

No entanto, a confusão promete ficar ainda maior, uma vez que a Portuguesa só conseguiu a vaga na Seletiva porque o Goytacaz foi punido com 12 pontos – o clube já anunciou que vai recorrer da decisão para poder recuperar a quarta vaga.

continua após a publicidade

Caso a Justiça mantenha o Campeonato Carioca com 12 equipes, a Seletiva estará anulada, e os clubes qualificados terão de disputar a Segundona em 2007. Dessa forma, o campeonato terá início no dia 24 de janeiro, com a primeira rodada da Taça Guanabara.

Agora, se a competição for confirmada com 16 times, a Ferj terá de remarcar todas as datas. Não há previsão de quando a Justiça anunciará a sua decisão sobre o caso.

continua após a publicidade