Fera encerra programação cultural em Cornélio Procópio

Depois de cinco dias, terminou neste sábado (15) o Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera) em Cornélio Procópio. Mais de 4.000 alunos e professores da rede estadual de educação participaram de 50 oficinas e das atividades culturais programadas para o festival.

Nesta quinta etapa do Fera, a estrutura foi distribuída em 10 pontos da região central da cidade, de modo a propiciar uma maior interação com a população. Durante todo o evento, alunos e professores fizeram 225 apresentações. Foram 35 peças teatrais, 55 shows e apresentações musicais, 92 apresentações de dança, oito apresentações circenses, 24 declamações de poesias no espaço "Café Literário" e ainda 11 apresentações de artistas e músicos locais, pelo projeto ?Pratas da Casa".

Outra atividade que chamou a atenção de grande parte dos alunos foi o espaço "Mude o Visual", que registrou 1.400 participações nas diversas modalidades, como maquiagem e cabelo cênico, camarim de época, customização e tatuagem.

Para a coordenadora do Fera, Alexandra Gil, o Festival é um sucesso. "O projeto passou por um processo intenso de amadurecimento e veio para ficar", garantiu.

Já a chefe do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Maria Salete Closs Fonseca, ressalta que a grande estrutura do evento chamou a atenção de toda a cidade. ?O Fera despertou a curiosidade da população, vejo agora crianças procurando se manifestar artisticamente, uma situação que não se via antes", afirma.

Participantes

Elizangela Campiolo, professora de matemática do Colégio Estadual Tomas Edson, de Maringá, lembrou da importância do intercambio cultural entre alunos de diversas regiões do Estado que o Fera proporciona. "Estamos aqui no Norte Pioneiro do Estado aprendendo arte e conhecendo uma cidade diferente", conta.

Já Paulo Rodrigo Chaves, de 17 anos, estudante do Colégio Estadual Professor João R.V.B. Du Vernay, de Ponta Grossa, conta que esta foi a sua primeira participação no projeto. "Via a dança folclórica de Boi de Mamão e estou aprendendo como se estivesse na escola", explica.

O estudante do Colégio Estadual Professora Maria José Bernardo Aguilera, de Londrina, Willian Sales Widermann, de 14 anos, conta que gostou de participar das oficinas e de assistir às apresentações. "Fiz uma oficina que ensinava fazer gravuras, achei muito legal, também gostei muito das apresentações de Hip-Hop e de dança".

Um grande desfile marcou o encerramento do Fera em Cornélio Procópio. As próximas etapas são em Maringá, de 1º a 6 de agosto, em Cascavel, de 15 a 20 de outubro e em Curitiba, de 12 a 17 de novembro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo