Felipe Massa vence o GP Brasil e Alonso é bicampeão da F-1

Felipe Massa venceu neste domingo (22) o GP do Brasil da Fórmula 1. A vitória do piloto brasileiro provocou uma grande festa da torcida que lotou o Autódromo de Interlagos e também garantiu o bicampeonato mundial para o espanhol Fernando Alonso, da Renault que terminou a prova na segunda colocação. Em sua despedida das pistas, o alemão Michael Schumacher teve uma corrida conturbada e conseguiu a quarta posição.

Foi o quinto piloto brasileiro a vencer o GP do Brasil em 35 anos de história. Aos 25 anos, Massa repetiu o feito de Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet e Ayrton Senna, além de somar a segunda vitória na Fórmula 1, depois de ganhar na Turquia, em agosto. Em sua temporada de estréia na Ferrari, ele terminou o Mundial de Pilotos em terceiro lugar. E fez a festa da torcida em Interlagos, que também comemorou o sétimo lugar de Rubens Barrichello (Honda).

Para Alonso o dia também foi de festa. Ele fez uma corrida sem riscos, apenas administrando a vantagem de 10 pontos que tinha para Schumacher. Com o resultado no Brasil, terminou com 134 pontos contra 121 do alemão da Ferrari. Assim, o espanhol de 25 anos conquistou o segundo título mundial de sua carreira e deixou a equipe Renault em grande estilo – vai para a McLaren no ano que vem.

Já Schumacher teve um gosto amargo no fim da carreira. O piloto alemão de 37 anos enfrentou alguns problemas com sua Ferrari em Interlagos e acabou deixando a Fórmula 1 fora do pódio, perdendo o campeonato para Alonso. De qualquer maneira, ele recebeu várias homenagens – como o troféu entregue por Pelé antes da prova deste domingo – e se aposentou com quase todos os recordes da categoria – principalmente, os 7 títulos mundiais.

Na disputa do Mundial de Construtores, a Renault levou a melhor sobre a Ferrari e ficou com o título da temporada.

Não houve surpresas na largada. Massa manteve a ponta e Alonso foi conservador, garantindo o quarto lugar. Enquanto isso, Schumacher começou arrasador e conseguiu quatro ultrapassagens só na primeira volta, pulando da décima para a sexta posição.

Mas a disputa do título foi decidida logo no começo do GP Brasil depois da corrida ficar cinco voltas em bandeira amarela, com o Safety Car na pista, por causa do acidente do alemão Nico Rosberg (Williams).

O momento decisivo aconteceu na oitava volta, quando Schumacher deu azar ao ultrapassar o italiano Giancarlo Fisichella na briga pela quinta posição. O pneu traseiro esquerdo da Ferrari do piloto alemão furou ao tocar no bico do carro da Renault e ele foi obrigado a parar nos boxes, caindo para o último lugar.

Enquanto isso, Massa tratou de abrir vantagem sobre os demais pilotos, fazendo uma prova tranqüila na primeira colocação. Alonso, por sua vez, fez o possível para minimizar os riscos, mas conseguiu alcançar o segundo lugar. Já Schumacher começou uma incrível corrida de recuperação, ganhando posições aos poucos.

Depois disso, até o final das 71 voltas, o panorama da corrida pouco mudou. Massa cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, levando o público ao delírio em Interlagos. O bicampeão Alonso terminou em segundo lugar, comemorando muito o título. E o agora aposentado Schumacher saiu de cena com um quarto lugar no GP do Brasil de Fórmula 1.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo