O brasileiro Felipe Massa terminou em primeiro lugar neste domingo (27) no Grande Prêmio da Turquia e conquistou a primeira vitória de sua carreira na Fórmula 1, em sua 66ª corrida na categoria. O Brasil não subia no lugar mais alto do pódio desde 26 de novembro de 2004, quando Rubens Barrichello venceu o GP da China.
Massa, de 25 anos, que estreou na Fórmula 1 pela equipe Sauber, em 2002, fez a sua primeira corrida como titular da Ferrari neste ano, onde subiu ao pódio pela primeira, no GP da Europa, disputado no último mês de maio. Ele foi o sexto brasileiro a conquistar uma vitória na Fórmula 1: os outros foram Emerson Fittipaldi, Jose Carlos Pace, Ayrton Senna, Nelson Piquet e Rubens Barrichello.
O espanhol Fernando Alonso, da Renault, foi o segundo colocado, enquanto o alemão Michael Schumacher terminou em terceiro. O inglês Jenson Button, da Honda, que havia ganho a última prova, foi o quarto, já Rubens Barrichello acabou em oitavo lugar.
A prova
O espanhol Fernando Alonso, da Renault, largou com tudo para cima de Schumacher, mas o alemão acabou segurando a segunda posição, enquanto o brasileiro Felipe Massa, que largou na pole, manteve a ponta. Enquanto isso, vários carros se envolveram num grande acidente e Raikkonen, da McLaren, e Fisichella, da Renault, tiveram a corrida comprometida.
O italiano Vitantonio Liuzzi rodou na volta 14 e provou a entrada do safety car. Os pilotos aproveitaram para reabastecer o carro. No entanto, Massa e Schumacher acabaram entrando praticamente juntos nos boxes. O alemão acabou perdendo tempo e foi ultrapassado por Alonso.
Durante toda a corrida, Schumacher tentou pressionar Alonso, mas cometeu alguns erros e não conseguiu ultrapassar o espanhol. Na volta 28, o alemão acabou saindo da pista e teve dificuldades para retornar. Enquanto isso, Barrichello, da Honda, que largou em 13.º lugar, fazia uma corrida de recuperação e entrou na zona de pontuação.
No final da prova, Schumacher tentou ultrapassar de todas as maneiras o espanhol, mas não teve sucesso. Dessa forma, Alonso foi para 108 pontos na liderança da classificação geral, contra 96 do alemão. Já Felipe Massa comandou a Ferrari com tranqüilidade até o final da prova, festejando muito a primeira vitória como profissional da Fórmula 1.