A felicidade e a satisfação dos funcionários são temas cada vez mais recorrentes nas discussões sobre produtividade. Um estudo conduzido pelo especialista Andrew Oswald, da Universidade de Warwick (Reino Unido), apontou que empregados felizes são 12% mais produtivos. Isso pode ser explicado baseado no livro a Lei do triunfo, de Napoleon Hill, onde são expostas dezessete regras para o sucesso empresarial e pessoal baseadas em entrevistas com as pessoas mais influentes da sociedade norte-americana e retidas em escritos do autor. Uma das leis – a sétima – fala do entusiasmo, a força interna que nos leva a realizar as atividades do dia-a-dia e superar as metas e o desempenho. Muitas vezes nos falta o combustível para seguir adiante, nos deixando parados no lugar, sem progresso.
+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!
Jairo Ferreira Filho, CEO da MasterMind Curitiba e Campos Gerais – treinamento certificado pela Napoleon Hill Foundation, presente em mais de vinte países – realiza um trabalho baseado nos ensinamentos do escritor estadunidense e destaca a importância da aplicação das leis do triunfo presentes na obra de Hill para o bem estar e o sucesso. “O aprendizado de si mesmo, a mudança comportamental que a gente percebe é gigantesca em nós e nos colegas. A gente muda a nossa visão da vida”, afirma Jairo.
Klaus Stromberg já fez o curso MasterMind e hoje exerce o papel de planejamento e marketing na empresa que trabalha. Stromberg afirma que buscar as metas desejadas é o que motiva e a motivação aumenta sua produtividade, numa espécie de ciclo. “O resultado no ambiente de trabalho é maior produtividade, mais engajamento das pessoas e satisfação no trabalho”, completa.
Outro estudo, agora da Universidade da Califórnia (EUA), mostra que há aumento de 37% nas vendas e três vezes mais criatividade dos funcionários mais satisfeitos. No entanto, caso haja uma insatisfação, o desempenho pode ser prejudicado. Geralmente isso será possível se houver paixão naquilo que se faz. Fazer o que gosta cria ímpeto para alavancar nas metas e alcançar sucesso. Estar insatisfeito no trabalho gera insucesso e queda de produtividade.