Feirantes terão curso gratuito de manipulação de alimentos

A Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Ministério do Turismo e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), promove na próxima semana um curso gratuito de boas práticas na manipulação de alimentos para os feirantes da cidade.

O curso inclui orientações que preparam o feirante para atender o grande número de visitantes que a cidade estará recebendo em março, quando serão realizadas, em Curitiba e Pinhais, as conferências da ONU sobre biodiversidade e biossegurança. A previsão é que as conferências, que acontecem de 13 a 31 de março, reúnam em torno de seis mil pessoas, de 187 países. A iniciativa envolve as Secretarias Municipais de Saúde, Abastecimento, Educação e o Instituto Municipal de Turismo.

O Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentação terá 12 um total de 12 horas de duração, divididas em 4 horas diárias de treinamento, com turmas pela manhã, tarde e noite. A programação inclui noções de Controle de Pragas, Higiene Ambiental, Qualidade da Água, Manejo de Resíduos, Higiene Pessoal, Seleção de Fornecedores, Armazenamento de Alimentos, Preparo de Carnes, Cereais, Frutas e Verduras, Controle de Óleos e Gorduras, além da manutenção, distribuição e transporte dos alimentos.

"A intenção é levar aos feirantes de Curitiba as informações necessárias para que eles, durante a manipulação de seus produtos, possam oferecer a turistas e clientes das feiras os melhores produtos, com qualidade e segurança para o consumo", explica o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho.

Segundo o diretor de Feiras da Secretaria do Abastecimento, Divonsir Fraresso, todos os feirantes que trabalham com produtos alimentícios e perecíveis estão convidados a participar do curso. Estão sendo convidados cerca de 200 feirantes que trabalham nas feiras da secretaria de Abastecimento e nas 23 Feiras de Arte e Artesanato que funcionam na cidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo