Mais de 150 expositores das diversas regiões paranaenses, integrantes do Programa Agroindústria Familiar, estarão em Londrina para a participarem da edição estadual da Feira Sabores do Paraná, que acontece de 7 a 11 de dezembro, nas dependências do Armazém da Moda, na Avenida Tiradentes, 1.411.
O programa desenvolvido pelo Governo do Paraná, através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela Emater, tem hoje 1.837 empreendimentos em funcionamento, com a participação da família rural, contemplando 90% dos municípios paranaenses.
?35% das iniciativas contemplam processamento de matéria-prima de origem animal, com o restante abrangendo origem vegetal, e todos com padrão de qualidade, sob a supervisão dos órgãos de fiscalização sanitária nos níveis municipal, estadual e federal?, assegura o médico veterinário Abdel Nasser, da Seab, coordenador estadual do programa.
O importante, segundo Nasser, é que orientação do governo é de apoio a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, com agregação de renda pelo processamento da matéria-prima rural. Participam do programa o público beneficiário definido como agricultores familiares nos programas dos governos estadual e federal.
?Hoje são mais de 8 mil famílias sendo beneficiadas e já participantes das estratégicas de comercialização em gôndolas varejistas, pontos de venda em feiras livres e de produtores, centros locais e regionais de venda e, inclusive nas Feiras de Sabores na capital e nos diversos municípios pólos. Temos famílias abastecendo programas governamentais como a compra direta, merenda escolar e restaurantes comunitários?, afirma.
A região de Londrina, com 19 municípios, é classificada como um grande mercado consumidor deste setor, pela urbanização da região metropolitana e a constituição da população com raízes tradicionais no campo, com potencial de aceitação desses produtos processados pela agroindústria familiar, afirma a agrônoma Marli Alcântara Parra, gerente regional da Emater, lembrando que a extensão rural oficial atende 100 projetos de empreendedores familiares, dentre eles se destacam processamento de lácteos e vegetais.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)