O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, participou na noite desta quarta-feira (12) em Curitiba da abertura oficial da VII Feira Sabores do Paraná, que acontece até domingo (16), no Parque Barigüi, e reúne mais de 2,5 mil itens de produtos desenvolvidos por 350 agroindústrias familiares do Estado.
Ribas considerou a Feira como a vitrine da agricultura familiar do Paraná. ?A cada ano, a Feira está melhor. Ela traz a Curitiba os melhores agroempreendedores da agroindústria familiar do Estado?, disse. ?Além de alimentos, também são expostos artesanatos e produtos da floricultura. Aqui, reunimos a produção de agroindústrias familiares de todas as regiões do Paraná?.
O secretário aproveitou para destacar a participação da agroindústria familiar que se dedica à produção de carnes nobres de bovinos, suínos, avestruzes, ovelhas, coelhos e carneiros. ?É a primeira vez na Feira que esse segmento está tão representativo. Por isso, será realizado um encontro de negócios entre as agroindústrias familiares que trabalham com carnes nobres e os representantes das redes de supermercados, restaurantes e hotéis. Acreditamos que, a partir desse evento, esses produtos terão uma maior presença no mercado consumidor?, afirmou.
Ele ainda destacou a visita de um grupo de afro-descendentes que visitará a Feira para conhecer as diferentes alternativas de produção da agroindústria familiar. ?Eles representam quilombolas de todo o Estado. A vinda deles é importante para que avançam, ainda mais, na agroindústria?, comentou.
Ribas assinou a Resolução Nº 070/2006 que visa levar esclarecimento ao consumidor de carne de bovinos e de bubalinos, com o objetivo de assegurar a padronização e a tipificação das carcaças dos animais jovens comercializados no Paraná.
Para o coordenador-geral da Feira, Abdel Naser, a Feira deste ano deve ser um marco na história do evento. ?Podemos esperar esse sucesso pelo que já estamos vendo no primeiro dia da Feira. É grande a movimentação de visitantes. Isso prova que a Feira Sabores do Paraná já está entre os eventos importantes que acontecem na cidade. Os consumidores daqui aguardam com expectativa o evento. Quando é realizado, não deixa de vir prestigiá-lo?, disse.
Já o chefe do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro) da Secretaria da Agricultura, Carlos Augusto Bittencourt, ressaltou a diversificação e a qualidade dos produtos apresentados na Feira.?Visitando os estandes, a gente vê o avanço a cada ano. Os produtos da agroindústria familiar do Paraná estão aqui, nas feiras regionais e nas gôndolas dos supermercados. Isso representa uma maior comercialização desses produtos e um maior desenvolvimento da agroindústria do Paraná?, disse.
Durante a abertura da Feira, o delegado federal de Desenvolvimento Agrário no Paraná, Reni Antônio Denardi, também destacou a importância do evento. ?É a oportunidade que o consumidor de Curitiba tem para conhecer e experimentar os sabores da agroindústria familiar do Paraná?, comentou.