Feira de produtos orgânicos ganha novas instalações

O vice-governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento Orlando Pessuti e o secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Walter Bianchini, inauguraram nesta quarta-feira as novas instalações da Feira de Produtos Orgânicos e Convencionais, realizada sempre às quartas-feiras na rua da Bandeira, no Ahú, diante do prédio da Emater do Paraná.

A feira foi idealizada no início do governo Roberto Requião em apoio à comercialização direta de produtores para consumidores, com destaque para a oferta de produtos isentos de agrotóxicos e originários da agricultura familiar. A iniciativa teve adesão das associações e grupos organizados de pequenos produtores da Região Metropolitana e Litoral do Estado,

A Emater do Paraná elaborou o projeto e foi buscar junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário os recursos necessários para a troca das barracas utilizadas pelos produtores orgânicos da tradicional. As novas barracas, em forma de hexágono, possibilitam abrigo para exposição de produtos e para os consumidores e são resultado de pesquisas conduzidas pelos técnicos da Emater Eroni Bertoglio, Paulo Luciano e João Carlos Zandoná, entre os diversos segmentos que compõem a feira. O projeto das barracas é do arquiteto Gilson Antunes Rodrigues e foi aprovado na prática através do uso de um protótipo montado há quatro meses, propositadamente durante o período do inverno curitibano.

A Feira de Produtos Orgânicos e Convencionais tem parceria com a Prefeitura Municipal, órgão disciplinador de feiras livres na Capital. Célia Richter Ross, diretora do Departamento de Unidades de Abastecimento e José Carlos Koneski, gerente de Mercado Produtor da Prefeitura, conheceram e aprovaram o modelo desenvolvido na Emater. A montagem das barracas lembra uma colméia, símbolo de organização e trabalho em grupo. Outro diferencial é a garantia de procedência dos produtos, atestado pela extensão rural, que faz atendimento direto aos feirantes, quer sejam produtores, pescadores ou às agroindústrias familiares.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo