O vice-governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento Orlando Pessuti e o secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Walter Bianchini, inauguraram nesta quarta-feira as novas instalações da Feira de Produtos Orgânicos e Convencionais, realizada sempre às quartas-feiras na rua da Bandeira, no Ahú, diante do prédio da Emater do Paraná.
A feira foi idealizada no início do governo Roberto Requião em apoio à comercialização direta de produtores para consumidores, com destaque para a oferta de produtos isentos de agrotóxicos e originários da agricultura familiar. A iniciativa teve adesão das associações e grupos organizados de pequenos produtores da Região Metropolitana e Litoral do Estado,
A Emater do Paraná elaborou o projeto e foi buscar junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário os recursos necessários para a troca das barracas utilizadas pelos produtores orgânicos da tradicional. As novas barracas, em forma de hexágono, possibilitam abrigo para exposição de produtos e para os consumidores e são resultado de pesquisas conduzidas pelos técnicos da Emater Eroni Bertoglio, Paulo Luciano e João Carlos Zandoná, entre os diversos segmentos que compõem a feira. O projeto das barracas é do arquiteto Gilson Antunes Rodrigues e foi aprovado na prática através do uso de um protótipo montado há quatro meses, propositadamente durante o período do inverno curitibano.
A Feira de Produtos Orgânicos e Convencionais tem parceria com a Prefeitura Municipal, órgão disciplinador de feiras livres na Capital. Célia Richter Ross, diretora do Departamento de Unidades de Abastecimento e José Carlos Koneski, gerente de Mercado Produtor da Prefeitura, conheceram e aprovaram o modelo desenvolvido na Emater. A montagem das barracas lembra uma colméia, símbolo de organização e trabalho em grupo. Outro diferencial é a garantia de procedência dos produtos, atestado pela extensão rural, que faz atendimento direto aos feirantes, quer sejam produtores, pescadores ou às agroindústrias familiares.