Feira de orgânicos gera renda e emprego em São Jorge D’Oeste

Agricultores de São Jorge d’Oeste, Região Sudoeste, vão expor seus produtos nesta sábado (03) e domingo (04), na Feira da Produção Orgânica 2002. Serão comercializados alimentos tradicionais in natura, como hortaliças, frutas e grãos-, melado, artesanato, produtos agroindustrializados, mudas de frutíferas e flores.
A feira tem apoio da Secretaria Estadual da Agricultura, através dos programas Paraná 12 Meses e Fábrica do Agricultor, e Emater. Paralelo à exposição, que acontece no Portal dos Lagos, será realizada a Feira da Indústria e do Comércio e a Feira Verde, com venda de mudas de espécies nativas, frutíferas, arbustos e flores.
O foco principal da feira é mostrar o trabalho dos produtores do município que se dedicam ao cultivo orgânico, sem uso de insumos químicos, preservando o meio ambiente. Segundo o engenheiro agrônomo Jair Klein, da Emater, “a feira deve se tornar um evento turístico, gerando renda e emprego no município”. O público esperado na feira é de 20 mil pessoas
Além dos visitantes, são esperados grupos de produtores de outros municípios, que poderão conhecer pontos turísticos, agroindústrias e propriedades que cultivam pelo sistema orgânico hortaliças e frutas e produzem olerícolas em estufas.
Entre os produtores que participam da feira, um grupo se destaca pelo entusiasmo: são 50 mulheres que produzem conservas doces e salgadas. Com o apoio da Emater e da Prefeitura de São Jorge D’Oeste, elas usam o espaço de uma escola rural para a produção. O grupo já vende seus produtos no mercado local. A idéia é aumentar a renda das famílias e, no futuro, participar de um circuito de turismo rural no município.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo