A Feira de Antiguidades da praça Espanha, localizada no final da rua Coronel Dulcídio, em Curitiba, completou três anos de funcionamento neste sábado (12) com champagne para os visitantes. Para marcar a data, o Instituto Municipal de Turismo iniciou, nesta semana, uma campanha de divulgação da feira em hotéis e nos ônibus da cidade. Folhetos e cartazes sobre a feira já estão sendo distribuídos. A idéia é atrair o turista que circula em Curitiba nos fins de semana, além de aumentar o movimento do turista urbano, aquele que mora em Curitiba.

continua após a publicidade

O secretário municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, disse que a feira é uma referência para os colecionadores porque apresenta objetos de qualidade que contam a história da cidade. "Nesta feira está um pouco da história de Curitiba e de seus moradores. Um simples passeio pelas barracas revela o passado de nossos pais, avós e até bisavós", afirmou Carvalho.

Junto com a campanha de divulgação da feira, o Instituto Municipal de Turismo pretende agregar atrações para cada sábado. Segundo o secretário, nesta nova fase serão feitas parcerias com empresas da cidade para que elas divulguem seus produtos no período da feira, que funciona das 10h às 17h. "Além dos apaixonados e curiosos por antiguidades, queremos atrair outras pessoas com os produtos que serão expostos", disse.

A Feira de Antigüidades reúne cerca de 20 expositores, entre antiquários, restauradores e colecionadores. Andréia Finimundo começou a trabalhar com antiguidades quando a feira foi aberta, há três anos. Hoje, ela é dona de um antiquário. "Estou desde o primeiro dia e vejo que a cada sábado, mais pessoas se interessam por objetos antigos. Até a minha profissão mudou e hoje dedico a semana toda às antiguidades", disse Andréia.

A atriz Fernanda Moraes também se apresentou neste sábado no aniversário da feira com o espetáculo Ticlau, a Bailarina. Acostumada a platéias diversificadas, ela aprovou o palco no meio das barraquinhas de antiguidade. "Esta feira tem muito de Curitiba. É um luxo poder se apresentar aqui", disse.

Os apreciadores de carros antigos também têm espaço na feira. Todos os sábados eles expõem as relíquias, muitas do início do século passado, no trecho da rua Coronel Dulcídio, ao lado da praça, que tem o trânsito interrompido aos sábados por causa da feira. Neste sábado estavam expostos entre os modelos, um Calhambeque e um Cadillac, além de carros esportivos e outros adaptados.

A Feira de Antiguidades na Praça Espanha é administrada pelo Instituto Municipal de Turismo. Além das barraquinhas com antiguidades, o visitante que vai à feira, que fica ao lado do Farol Miguel de Cervantes, pode conhecer a primeira biblioteca infantil da cidade.

continua após a publicidade