Roger Federer domina o tênis mundial desde fevereiro de 2004, quando virou o número 1 do ranking da ATP. Desde então, coleciona vitórias e títulos, sem dar chances para os adversários. Apesar de estar tanto tempo no topo, o tenista suíço garante que não perde a motivação e promete buscar mais conquistas em 2007.

continua após a publicidade

Com 25 anos de idade, Federer já soma 45 títulos como profissional, sendo nove só de torneios do Grand Slam. Apenas nesta temporada, ele conseguiu 92 vitórias e apenas cinco derrotas, sendo campeão de 12 das 17 competições que disputou – em outras quatro delas, ficou com o vice.

"Tive um 2006 fantástico. Estou vivendo um sonho. Espero poder mantê-lo", disse Federer, ontem, durante visita a locais atingidos pelo Tsunami na Índia – onde estava cumprindo seu papel de Embaixador do Unicef. "A motivação nunca é um problema e não será um problema durante os próximos anos."

Para 2007, Federer espera ganhar o título de Roland Garros, o único dos grandes torneios que ainda lhe falta. Mas ele revelou que seu principal objetivo é ser campeão de Wimbledon pela quinta vez seguida. "Ganhar Roland Garros definitivamente seria um sonho se tornando realidade", admitiu Federer. "Mas no alto da minha lista sempre está Wimbledon e o posto de número 1 do mundo, porque essas coisas mudaram a minha vida e me tornaram o jogador e a pessoa que sou hoje.

continua após a publicidade

A abertura da temporada de Federer será no dia 8 de janeiro, com o Torneio de Kooyong, na Austrália. Depois, na semana seguinte, ele começa a defesa do título do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano, que acontece em Melbourne. Mas, independente dos resultados nos primeiros torneios do ano, Federer já tem pontos suficientes para garantir a primeira colocação do ranking pelo menos até o final de fevereiro, quando irá bater o recorde do norte-americano Jimmy Connors, superando 160 semanas consecutivas como número 1 do mundo.