O suíço Roger Federer, número um do mundo, e o norte-americano Andy Roddick, cabeça-de-chave número seis da competição, superaram hoje a primeira rodada do Aberto de Austrália com mais dificuldades que o previsto. A grande surpresa da estréia do primeiro Grand Slam de 2007 foi a eliminação do croata Ivan Ljubicic, número quatro do mundo, que perdeu para o norte-americano Mardy Fish 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (7/2), 6/4 e 6/4.
Federer, defensor do título, teve de suar para bater o inexpressivo alemão Björn Phau. Após dar um susto em quem via a partida, quando perdia o primeiro set por 5/3, o suíço – visivelmente irritado com seus erros – faturou dez games seguidos e conseguiu acabar com o sonho no 83º do mundo por 7/5, 6/0 e 6/4.
"Tive muitos altos e baixos, mas no geral estou satisfeito com meu rendimento. Meu rival jogou muito bem e estou contente em ter podido vencê-lo em três sets quando no começo da partida tudo deu errado para mim", comentou Federer.
Roddick teve ainda mais dificuldades para superar o francês Jo-Wilfried Tsonga, 212º colocado no ranking mundial, pois perdeu um tie-break interminável (18/20) logo no primeiro set e chegou a estar perdendo o segundo por 5/2. "Nesse momento pensei que esta seria uma situação nova para ele e por isso consegui colocar pressão em seu jogo", explicou Roddick, que bateu o francês por 6/7, 7/6, 6/3 e 6/3.