Fazenda da Monsanto é desocupada pacificamente

Mais de 200 policiais das regiões de Ponta Grossa e de Curitiba desocuparam pacificamente nesta terça-feira a fazenda de pesquisas da Monsanto. A área fica a 15 quilômetros do centro da cidade de Ponta Grossa e em maio do ano passado foi ocupada por 90 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Com o trabalho de negociação da Comissão de Mediação de Conflitos Agrários da Secretaria da Segurança Pública, os invasores foram aos poucos deixando a área. No momento da desocupação, apenas 50 famílias viviam na propriedade.

A ação da PM começou por volta das 8 horas desta terça-feira e durou cerca de quatro horas. Os ocupantes estavam instalados na sede da fazenda. Dezenas de barracos e uma pequena criação de gado foram encontrados no local.

A propriedade tem o nome original de Taquari dos Russos, mas foi arrendada para a Monsanto do Brasil, que batizou-a como Fazenda Experimental da Monsanto. A multinacional cultivava soja e milho transgênicos de maneira experimental.

Essa foi a 51.ª desocupação feita pelo Governo do Paraná em 2004. Desde o início do governo de Roberto Requião, 85 áreas foram liberadas, média de uma desocupação por semana.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo