O mercado de cartões de crédito encerrou fevereiro com faturamento de R$ 10,9 bilhões, resultado 26,8% superior ao do mesmo período de 2005. "O desempenho deve-se à ativação dos cartões emitidos nos últimos meses, ao aumento do número de estabelecimentos que aceitam o plástico fora dos grandes centros urbanos e à praticidade desse meio de pagamento", disse Fernando Chacon, diretor de Marketing da Credicard, responsável pelo levantamento.
O faturamento de fevereiro decorre de 124 milhões de transações realizadas por portadores de cartões de crédito no País, com uma compra média de R$ 88 por cartão no mês. A quantidade de cartões em circulação no fim do mês era de 66,3 milhões, um acréscimo de 600 mil unidades em relação a janeiro e de 12,6 milhões na comparação com fevereiro de 2005. "O mercado continuou vigoroso no último mês, apesar da quantidade pequena de dias úteis por causa do carnaval. Isso mostra que se mantém a migração do uso do cheque para o cartão", afirmou Chacon.
No acumulado do primeiro bimestre, o faturamento atingiu R$ 22,9 bilhões, total movimentado a partir de 260 milhões de transações realizadas pelos portadores em estabelecimentos comerciais. O montante significa um crescimento de 27,3% em relação ao primeiro bimestre do ano passado.
Segundo Chacon, apesar da grande expansão do mercado nos dois primeiros meses do ano, está mantida a expectativa de crescimento acumulado de 22% para o faturamento da indústria em 2006. "Apenas depois do fechamento do quadrimestre pensaremos em rever a projeção, que foi feita no final do ano passado", afirmou o executivo.
Os dados fazem parte do estudo Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento, realizado mensalmente pela Credicard.
