Rio – O Fashion Business, feira de negócios que funcionou em paralelo à Fashion Rio esta semana, movimentou R$ 304 milhões em vendas ao mercado interno, 20% acima do valor do ano passado, superando a estimativa inicial dos organizadores. Com o resultado da feira deste ano, as oito edições já realizadas do evento somaram negócios de R$ 1,85 bilhão.

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O Fashion Rio acontece em duas edições ao ano, uma voltada à coleção outono/inverno e a outra à primavera/verão. No início da semana, a diretora-geral do evento, Eloysa Simão, disse acreditar que o crescimento de negócios ficaria entre 10% e 15%, mas estaria satisfeita se o avanço fosse de 5%.

Além das vendas ao mercado interno, foram feitos negócios de US$ 8 milhões para o exterior. Segundo a assessoria do evento, outros US$ 3 milhões deverão ser fechados em vendas externas de roupas.

Cerca de 70 compradores internacionais estiveram no evento, vindos de países como Nova Zelândia, Portugal, Estados Unidos, Holanda, Noruega, Alemanha e Itália. Uma das empresas com maiores volumes de exportação foi a Cholet, que acertou exportação de 400 mil euros para a Europa e o equivalente a R$ 300 mil para o varejo em Portugal.

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O diretor-geral da Redley, Tommas Simon, diz que a rede vem alcançando mercados como o alemão, espanhol e russo e que a expectativa é quadruplicar as exportações, que representam ainda 5% do movimento, nos próximos anos.

No ano passado, o setor têxtil exportou US$ 2 bilhões, 5% acima do ano anterior, conforme os dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

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