A Paraná Esporte dá largada à segunda etapa da fase regional dos 53.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop?s) nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, envolvendo 109 municípios, incluindo Curitiba. As competições, que vão até o dia 27, serão em nove sedes: Apucarana, Colorado, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Guaratuba, Ibaiti, Palotina, Pinhão e Rancho Alegre do Oeste.
?Só dos núcleos regionais de Educação de Curitiba e Maringá (com sede em Colorado), os dois maiores, esperamos a participação de aproximadamente sete mil alunos/atletas?, calcula o presidente da Paraná Esporte, Milton Alves. Esse número equivale ao dos outros sete núcleos da etapa.
Outros quatro locais, que também teriam seus jogos nesta etapa, ficaram para a terceira e última etapa, de 5 a 12 de maio: Santa Izabel do Oeste e Ampere, do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão; e Terra Rica e Guairaçá, do NRE de Paranavaí. Na última etapa, portanto, os jogos serão em 15 sedes, reunindo o maior número de municípios: 173. Na primeira etapa, de 7 a 13 de abril, em 11 sedes estiveram 110 municípios.
Das nove sedes nesta segunda etapa, a de Pinhão, do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, antecipou a solenidade de abertura para esta quinta-feira à noite. Nas demais serão na sexta-feira, a partir das 19 horas, com o desfile dos colégios, juramento dos atletas, acendimento da pira olímpica e outras apresentações comemorativas às aberturas de jogos.
As disputas na fase regional, em 35 sedes nas três etapas, são nas modalidades basquetebol, futebol de campo, futebol de salão, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Os classificados de atletismo, ginástica rítmica, futebol de botão e natação, passam direto da fase municipal para a final em Curitiba, de 7 a 20 de julho.
No calendário de competições da Paraná Esporte no decorrer de 2006 estão previstos ainda os Jogos Abertos, Jogos da Juventude e Jogos Universitários Paranaenses. De todas as competições, os Jogos Colegiais são os que envolvem o maior número de participantes, cerca de 350 mil pessoas contando alunos, professores, técnicos, coordenadores e pessoal de apoio, nas fases municipal, regional e final. Só na regional, que está sendo disputada agora em três etapas, devem participar perto de 80 mil alunos.
Participam dos Jocop?s alunos das escolas e colégios estaduais, particulares, educandários (unidades de recuperação de adolescentes em conflito com a lei) e de assentamentos rurais. Também estão na disputa alunos que recebem educação especial, divididos em duas classes (?B?, de 12 a 14 anos, e ?A?, de 15 anos em diante).
Os Jogos Colegiais na fase regional são disputados por equipes dos colégios representantes dos municípios ? uma única por modalidade, sexo e classe (?B?, na faixa etária de 12 a 14 anos, e ?A?, de 15 a 17 anos). Apenas as vencedoras se classificam para a final, a exceção do tênis de mesa, em que o segundo colocado também vai à final.
Primeira etapa – Na primeira etapa da fase regional, disputada de 7 a 13 de abril, em 11 sedes, que reuniu 110 municípios, classificaram-se para a fase final cerca de 2.500 alunos. Vale lembrar que vários municípios não competem em todas as modalidades, grupos ou sexo. No entanto, as vagas abertas e não preenchidas serão ocupadas na final pelos colégios classificados em segundo lugar nos núcleos maiores. Independente de sobras, os quatro segundo melhores colocados dos maiores núcleos têm classificação garantida. Mais informações sobre os Jogos Colegiais estão no site www.pr.gov.br/jogoscolegiais/2006.