A Fundação de Ação Social quer incentivar a geração de renda para grupos de produção artesanal por meio do comércio ético e solidário. A proposta foi apresentada durante a reunião semanal da Comissão Municipal que está preparando a cidade para a realização das conferências das Nações Unidas sobre biodiversidade e biossegurança, que acontecerão em Curitiba no mês de março.

continua após a publicidade

O comércio ético e solidário é conhecido também como "fair trade". No caso de Curitiba, o que a FAS pretende é que sejam desenvolvidos produtos voltados ao apelo ambiental e social para a sua comercialização durante o período em que os eventos acontecerão na cidade. Além da comercialização dos produtos ambientalmente corretos, fabricados em comunidades carentes, para as conferências, o projeto quer despertar, na população, o interesse por este tipo de produtos.

Para que até a realização das conferências principais e dos eventos paralelos os artesãos de Curitiba estejam preparados, a Fundação de Ação Social vai capacitar os artesãos que integram o programa Empório Curitibano e os grupos de produção das Regionais da cidade. Só o Empório Curitibano abrange mais de 300 produtores que, atualmente, comercializam os seus produtos em nove lojas do Empório.

O 3º Encontro das Partes da Convenção do Protocolo de Cartagena (MOP3) e a 8a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8) serão realizadas no Brasil pela primeira vez.

continua após a publicidade

Durante a última reunião da Comissão Municipal realizada neste ano, também foi apresentado um projeto de educação ambiental que vai divulgar informações sobre as árvores históricas de Curitiba por meio de um documentário. Outro projeto propõe a criação de um ambiente imersivo itinerante onde crianças e adultos poderiam experimentar, por meio dos sentidos, aspectos das riquezas naturais da biodiversidade do Paraná. O trabalho é resultado de uma ampla pesquisa e exige a utilização de modernos recursos tecnológicos. Outras informações sobre este e outros projetos apresentados à Comissão Municipal podem ser obtidas pelo site da Comissão que é www.cop8mop3.com.br ou pelo telefone 0800 6465541.