Farmácias magistrais do Paraná aderem a sistema de qualificação

O Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral (SINAMM), desenvolvido pela Anfarmag, entidade que representa 70% das farmácias de manipulação do país e 15 mil farmacêuticos profissionais, chega ao Paraná com a proposta de propiciar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do setor, de forma a aliar excelência técnica, alto padrão científico, rígidos controles de segurança e melhores práticas gerenciais ao dia-a-dia. O lançamento acontece neste sábado, 25 de Novembro, às 20hs, no Hotel Victoria Villa sito a Rua Sete de Setembro, 2448, Curitiba / PR.

Embora a implantação do sistema esteja ocorrendo de forma regional (vide calendário de lançamento), ele é um projeto nacional cujo objetivo principal é a capacitação dos farmacêuticos através de cursos de educação continuada técnica e gerencial. Além disto, visa também a padronização dos procedimentos de preparo dos medicamentos, gerenciamento e qualidade dos produtos em toda a cadeia de farmácias de manipulação do país e a qualificação dos fornecedores de matérias-primas, de equipamentos e de
laboratórios que prestam serviços de controle de qualidade. 

Para o presidente da Anfarmag, Hugo Guedes de Souza, "estes novos padrões resultarão na possibilidade efetiva de dar à sociedade uma garantia de qualidade certificada para a farmácia magistral em todas as fases do processo de manipulação dos produtos e prestação de serviços, em atendimento aos requisitos legais e éticos da atividade profissional", explicou.

O SINAMM engloba o monitoramento dos processos magistrais por meio de sistemas de controle da qualidade de matérias-primas e produtos acabados. Os próprios farmacêuticos terão acesso, em tempo real, ao monitoramento das análises de matérias-primas e insumos farmacêuticos realizados pelos laboratórios de controle de qualidade qualificados pelo sistema. Os participantes também poderão compartilhar procedimentos aplicados nas farmácias, difundir informações e discussões dos resultados do Projeto de
Acompanhamento Farmacoterapêutico e acompanhar as notícias do setor, através
do site da Anfarmag (www.anfarmag.org.br <http://www.anfarmag.org.br/> ).

Segundo a presidente da Anfarmag Regional-PR, Cleunice Fidalski, a
implementação do SINAMM trará muitas vantagens. "O projeto irá estimular o intercâmbio entre as farmácias magistrais, aproximação dos farmacêuticos com a sociedade através do acompanhamento farmacoterapêutico e compartilhamento de informações do setor. Como este sistema está fundamentado no compartilhamento, quanto maior o número de farmácias participantes, maior também será o benefício de cada uma", disse.

Para receber a certificado de conclusão do SINAMM, no entanto, os farmacêuticos precisam cumprir as seguintes exigências: participar em 100% dos cursos de educação continuada técnica e gerencial; comparecer em no mínimo 75% das reuniões promovidas pelo Programa de Controle de Qualidade, realizadas nas Regionais e Sucursais; enviar amostras de matérias primas, produtos acabados ou semi-acabado e produtos para análise de uniformidade de conteúdo. E ainda: passar por uma auditoria inicial para avaliação do cumprimento de requisitos pré-estabelecidos pela Anfarmag; atender a todas as cláusulas do Regulamento Interno do SINAMM.

 A uniformidade na implantação dos procedimentos será assegurada pelo Sebrae
(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que em parceria
com a Anfarmag será responsável pela aplicação da metodologia do sistema e
treinamento em gestão corporativa. 

Abaixo, segue quadro com os principais objetivos do SINAMM e o calendário de
lançamento do sistema em diversas regiões do país.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo