Farfus dá show e vence 2º corrida do WTCC

Com as arquibancadas lotadas, mais de 30 mil pessoas foram ao Autódromo Internacional de Curitiba neste domingo (11), o piloto paranaense Augusto Farfus deu show e presenteou os brasileiros com a bandeira verde e amarela tremulando no topo do pódio.

Na primeira corrida do dia ? cada etapa é composta por duas corridas (11 etapas ? 22 corridas) ?, Farfus que largou na segunda posição, atrás do seu companheiro de equipe, o alemão Jörg Müller, perdeu a posição logo na largada para o britânico Andy Priaulx e fechou a prova na terceira posição. Jörg Müller venceu a prova de ponta a ponta com o bicampeão Andy Priaulx na segunda posição.

Porém, na segunda bateria do dia, o único brasileiro a participar da categoria mostrou o talento dos brazucas nas pistas, e venceu de forma absoluta. O detalhe é que Farfus largou da sexta posição e numa primeira volta primorosa, já ocupava a segunda posição. Duas voltas mais tarde o brasileiro pressionou o líder Yvan Müller e tomou a liderança da corrida no final da reta dos boxes. Rápido, Farfus que comanda a BMW número 03 cruzou a linha de chegada com vantagem de mais de quatro segundos para o segundo colocado, Andy Priaulx. Jörg Müller completou o pódio da segunda prova.

Com o resultado das duas corridas, a BMW domina a classificação de pilotos e equipes. Jörg Muller, Andy Priaulx e Augusto Farfus dividem a liderança com 16 pontos.

1ª corrida foi marcada por acidente na largada
 

 Foto: Orlando Kissner/SMCS
wtccdd110307.jpg

 Farfus pisou fundo na sua BMW 320si e não deu qualquer chance aos adversários na segunda corrida.

A primeira corrida do ano nesta temporada 2007 teve a largada lançada como grande novidade. Os organizadores buscam o equilíbrio total entre os modelos BMW, Chevrolet, Seat e Alfa Romeo para aumentar cada vez mais a competitividade da categoria que é considerada a segunda mais importante do planeta, perdendo apenas para Fórmula 1.

Na largada, sob forte calor, Jörg Müller manteve a dianteira, seguido de Priaulx, que superou Farfus e assumiu a segunda posição. Logo atrás, uma grande confusão envolveu mais de cinco carros na primeira curva, provocando a intervenção do safety-car.

Entre os envolvidos estavam os italianos Nicola Larini ? ex-piloto de F-1 ?, da Chevrolet, e Luca Rangoni, da BMW, além do inglês James Thompson, com um Alfa Romeo 156. A relargada se deu à quarta volta, com Müller mantendo a ponta, enquanto Priaulx sofria para segurar Farfus. Observando os dois, não muito longe, estava o também ex-F-1 Gabriele Tarquini, da SEAT.

Apesar de os dez primeiros colocados estarem separados por pouco mais de oito segundos, poucas ultrapassagens puderam ser vistas na prova. Na nona volta, Farfus bem que tentou dar o bote em cima de Priaulx, sem muito sucesso.

No meio do pelotão, Sergio Hernández e Tom Coronel passeavam pela grama, enquanto Félix Porteiro rodava seu BMW e ficava preso na caixa de brita, e o irlandês Emmet O?Brien se perdia no miolo do circuito com seu SEAT.

Sentindo a pressão de Farfus e vendo Müller tentando escapar, Priaulx exagerou a dose e quase perdeu o controle do carro em uma das curvas, ao colocar duas rodas de seu BMW 320si na grama.

No entanto, o atual campeão da categoria conseguiu se recuperar e partiu para cima do líder Müller, que não deu moleza e terminou a corrida com uma vantagem inferior a meio segundo para o inglês.

Jörg Müller, que havia largado na pole-position e liderado boa parte da corrida com tranqüilidade, sofreu uma enorme pressão de Priaulx, mas recebeu a bandeira quadriculada com uma vantagem de 0s421 para o rival.

Completando o pódio, a 1s5 dos líderes, ficou Augusto Farfus Jr., que havia partido em segundo, mas perdeu a ponta logo no início para Priaulx. Com o resultado, a BMW colocou três carros no pódio.

Na segunda corrida veio o show do brasileiro

 Foto: Orlando Kissner/SMCS
wtccxx110307.jpg

Na alegria da festa do pódio, Farfus é cumprimentado pelo prefeito de Curitiba Beto Richa.

De forma incontestável, o brasileiro Augusto Farfus Jr. venceu a segunda corrida do WTCC em Curitiba, levando à delírio a massa presente no autódromo paranaense.

O piloto da BMW assumiu a ponta logo no início, após largar na quinta posição, e recebeu a bandeirada com uma vantagem superior a quatro segundos para Andy Priaulx, segundo colocado.

Concluindo o pódio veio o alemão Jörg Müller, em um final de semana completo para a BMW, com direito a pole, duas vitórias, duas melhores voltas e três carros nas três primeiras posições das duas corridas.

Logo em seguida ficou o francês Yvan Muller, da Seat, que terminou na quarta posição, à frente de seu companheiro de equipe, Gabriele Tarquini. Completando os seis primeiros apareceu outro ex-F-1: Alessandro Zanardi, com o quarto carro da montadora alemã.

A posição de largada da segunda bateria teve os oito primeiros colocados da corrida anterior em ordem contrária. Com isso, Yvan Muller largou na frente, dividindo a primeira fila com Zanardi. O vitorioso da corrida da manhã, Müller, acabou largando apenas em oitavo lugar.

Apagadas as luzes verdes, Yvan manteve a ponta, enquanto o inglês Robert Huff, da Chevrolet, tocou no carro de Zanardi na entrada da primeira curva, caindo para último, enquanto o italiano completou a volta em quinto.

O show na primeira volta, no entanto, foi de Augusto Farfus Jr. Largando em quinto, o paranaense da BMW pulou para segundo ao final do primeiro giro, e partiu para cima de Muller.

Na terceira volta, Farfus passou o francês da SEAT no final da reta dos boxes. Enquanto isso, Priaulx e Müller, quinto e sexto, respectivamente, tentavam se livrar do holandês Tom Coronel, o quarto colocado com o Seat León.

A pressão teve efeito: na quarta volta, Coronel desgarrou no primeiro setor do circuito, deixando o caminho livre para Priaulx, Müller e Zanardi assumirem a quarta, quinta e sexta posições, respectivamente.

 Foto: Orlando Kissner/SMCS
wtccx110307.jpg

 Prefeito Beto Richa a presidente da FAS, Fernanda Richa, recebem doação de 24 mil Kg de alimentos, que serão repassados à famílias carentes, durante a prova do WTCC.

Indiferente aos rivais, Farfus seguia absoluto na liderança, registrando seguidamente a melhor volta e administrando uma vantagem superior a dois segundos para Yvan, que carregava consigo seu companheiro de equipe, o italiano Gabriele Tarquini.

Enquanto isso, no pelotão do meio, o inglês James Thompson, da Alfa, deu um passeio pela pista e tentou segurar de todas as maneiras o 11º lugar, liderando uma grande fila de sete carros.

Na oitava volta, Priaulx ultrapassou Tarquini e partiu para cima de Yvan, o segundo colocado. A superioridade da BMW sobre a SEAT ficou evidente quando Priaulx passou Yvan e, ao mesmo tempo, Müller ultrapassou Tarquini, assumindo o quarto posto.

Não demorou muito para Müller ultrapassar Yvan, tornando a colocar a montadora alemã com três carros nas três primeiras posições, só que em ordem invertida, levando em conta o resultado final da prova da manhã.

A próxima etapa do WTCC acontece nos dias 05 e 06 de maio em Zandvoort, na Holanda.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo