Famílias em Cambará recebem 182 casas

O governador Roberto Requião e a presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rosangela Curra, entregaram nesta sexta-feira (12) 182 moradias do programa Casa da Família em Cambará (Norte Pioneiro). O empreendimento Ignês Panichi Hamzé II recebeu investimentos de R$ 2 milhões. ?A Cohapar, durante meus dois governos, foi a que mais construiu casa na história do Paraná. Foram 75 mil unidades no governo passado. Nesta administração inovamos com a regularização fundiária que bate recordes na construção de moradias?, declarou o governador.

O prefeito José Salim Haggi Neto agradeceu as obras realizadas em parceria com a Prefeitura. ?É mais fácil administrar o município quando se tem um governador comprometido com a população. O que Requião tem feito pelo município e pelo Estado é motivo de orgulho para todos os paranaenses Requião é competente, honesto e transparente?, completou. ?A moradia é fundamental para de garantir a cidadania das famílias mais pobres, resgatar-lhes a dignidade e melhorar sua qualidade de vida?, afirmou.

O programa Casa da Família é uma parceria da Cohapar com a Caixa Econômica Federal ? responsável pelo financiamento das moradias ? e as prefeituras, que doam os terrenos e realizam obras de infra-estrutura. As casas foram construídas pelo sistema de Gestão Comunitária, em que os próprios moradores formam uma associação e administram a execução do trabalho, com a supervisão da Cohapar. O sistema permite à Cohapar construir moradias com custo por metro quadrado 46% inferior à média do mercado.

Cidadania

?A matéria-prima do trabalho da Cohapar não é apenas concreto, tijolo, areia e brita que se transformarão em uma casa, mas sim o sonho que cada um carrega. Na Cohapar, os operários transformam o sonho de milhares de famílias pobres em realidade?, disse Rosangela Curra. ?A política habitacional adotada por este governo foi transformada num programa de ação real, solidário, que investe na cidadania de milhares de famílias?, completou.

As 182 casas entregues em Cambará beneficiarão quase duas centenas de famílias pobres que trabalham na cidade e no campo. Cambará tem sua economia voltada a agricultura de grãos e indústria. Na cidade estão instaladas duas grandes indústrias de produtos alimentícios, que vendem produtos para todo o Brasil.

Chaves

O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Ignês Panichi Hamzé II, Rafael Justo Rebelato, está muito feliz com a conquista da casa própria. Ele é um dos que receberam a chave da casa durante a inauguração. Rafael é funcionário da prefeitura e apesar de ser solteiro e morar com os tios, confessou que está realizando um grande sonho. ?Agora posso pensar em casamento, pois o primeiro passo já foi dado?, revelou.

José Aparecido dos Reis, 31, casado com Eliane Milani dos Reis, 27, há três anos, também recebeu uma casa. Ele trabalha como operador de máquina e pagavam aluguel. ?A aquisição da casa sempre foi um sonho de nós dois, porque quem casa quer casa. Agora vai ficar mais fácil planejar aumento da família?, disse. Até então, o casal não tinha filhos.

O trabalhador rural Aparecido Alves, 29 anos, e sua mulher Elizângela Santos Lima, 23, são casados há seis anos e, desde então compartilhavam a casa com a mãe dele. ?Estou muito feliz. Sempre moramos em casa dos outros. É muito bom ter a nossa casa, estamos realizando um sonho que parecia impossível?, comentou ao lado da esposa.

Em todo o Estado, a Cohapar está construindo 37 mil casas, que beneficiam aproximadamente 140 mil pessoas. As moradias do programa Casa da Família destinam-se a famílias com renda de até cinco salários-mínimos ? faixa em que se concentram 95% do déficit habitacional no Estado. O programa permite que os mutuários escolham entre cinco projetos arquitetônicos o que mais lhes agrada dentre os padrões de 32, 40, 44, 52 e 63 m². As unidades possuem dois ou três quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda e forro. São construídas em alvenaria e cobertas com telhas de cerâmica.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo