A família imperial japonesa virá ao Paraná na comemoração dos 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes do Japão ao Brasil, em 2008. Em Tóquio, durante viagem oficial ao Japão, o governador Roberto Requião reuniu-se com o príncipe Hitachi Masahito, irmão mais novo do imperador Akihito, para entregar o convite oficial para as comemorações, que serão realizadas em Rolândia.
Requião também levou o convite oficial ao governador da província japonesa de Hyogo, Toshizo Ido. O Paraná e Hyogo são estados irmãos desde 1970. Da capital de Hyogo, Kobe, zarpou em 1908 o Kasato Maru, navio que trouxe os primeiros japoneses ao Brasil.
O Kasato Maru trouxe 781 passageiros, que vinham para trabalhar nas fazendas de café do interior de São Paulo. Até 1941, ano em que a entrada de japoneses foi suspensa por causa da Segunda Guerra Mundial, 188 mil imigrantes japoneses já estavam no Brasil.
A entrada de japoneses só foi reaberta em 1953. Em dez anos, mais 50 mil imigrantes chegaram ao Brasil. O sucesso da imigração japonesa deveu-se à necessidade de mão-de-obra qualificada nas fazendas de café de São Paulo e do Paraná e à crise econômica no Japão arrasado pela guerra.
O Paraná é o segundo pólo de imigrantes japoneses e seus descendentes no Brasil. Apenas em Curitiba, vivem atualmente cerca de 50 mil descendentes. A capital, entretanto, não foi o primeiro destino dos imigrantes. A entrada dos japoneses no Paraná começou no Norte do Estado, onde eles ajudaram a colonizar cidades como Apucarana, Maringá e Londrina.