Ainda sobre a importância das pesquisas de intenção eleitoral para a justa aferição da temperatura momentânea, os eleitores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já sabem que os candidatos José Serra (PSDB), Sérgio Cabral (PMDB) e Aécio Neves (PSDB) ganhariam no primeiro turno, se a eleição fosse realizada hoje.

continua após a publicidade

A diferença registrada entre o primeiro e o segundo colocados é tão grande nos três estados, que dificilmente alguém cometeria um desatino ao assegurar que nada vai mudar até o dia 1.º de outubro. Assim, os tucanos continuarão a governar São Paulo e Minas Gerais, com Serra e Aécio (este reeleito) e o PMDB seguirá à frente do governo fluminense com Sérgio Cabral substituindo a governadora Rosinha Garotinho Matheus, constrangida a abrir mão da reeleição ou qualquer outro cargo eletivo pelo desastrado comportamento político do marido Anthony Garotinho.

Na verdade, o escopo desse comentário é estranhar a completa ausência de pesquisas eleitorais no Paraná, um dos estados mais importantes da região sul e grande formador da riqueza nacional; no entanto, sem maior repercussão no conjunto da esfera pública nacional. Segundo informações do próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nenhum pedido de registro de pesquisa, até agora, deu entrada no protocolo.

A opinião pública paranaense, até pela tardia definição de suas maiores forças políticas, está sem parâmetros sequer para arriscar um prognóstico.

continua após a publicidade