O Banco de Leite Humano de Foz do Iguaçu comemorou hoje (quarta 23), um ano de funcionamento. Para marcar a data foram apresentados aos parceiros que cuidam da manutenção da entidade, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Costa Cavalcanti, Itaipu e Rotary Clube Foz do Iguaçu, os resultados desse primeiro ano de atividade.

continua após a publicidade

Os números revelam que o Banco de Leite Humano está precisando de mais doadoras. Atualmente 33 mães estão fornecendo leite, mas o volume repassado não é suficiente para atender a demanda de crianças internadas na unidade de terapia intensiva do Hospital Costa Cavalcanti e nem de outros hospitais da cidade.

Os resultados apresentados durante a comemoração apontam que de maio de 2004 a fevereiro deste ano foram realizados 305 atendimentos individuais e 40 palestras. O volume de leite coletado foi de 570 litros, e o de leite pasteurizado para consumo chegou a 514 litros. O número de crianças que receberam o leite humano pasteurizado foi de 289. Durante o período de funcionamento do banco 333 mulheres participaram como doadoras.

Na parceria para funcionamento do Banco de Leite Humano, a Secretaria Municipal de Saúde fornece a mão de obra. Quatro enfermeiras do município trabalham no local. Três vezes por semana elas passam nas casas das doadoras fazendo a coleta dos frascos com leite para ser pasteurizado. Depois disso o material passa por análise em laboratório e é liberado para o consumo dos bebês.

continua após a publicidade

Podem doar leite as mães que estejam amamentando seus filhos, mas que não estejam fazendo uso de qualquer tipo de medicamento, bebidas alcóolicas ou sejam fumantes. A doadora também não pode apresentar nenhuma doença patológica como, por exemplo, hepatite.

As mulheres interessadas em doar leite podem entrar em contato pelo telefone 576-8000, ramal 8136. O horário de funcionamento do Banco de Leite Humano é das 7 às 18 horas.

continua após a publicidade