Manaus – A falta de Conselhos Municipais de Educação dificulta o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), principalmente na região Norte. ?O conselho é o órgão normativo do sistema municipal de educação. Sem ele, não há participação da sociedade nas políticas?, disse a coordenadora técnica e operacional do Programa Nacional de Capacitação dos Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho), Leda Maria Gomes. ?Sem Conselho Municipal, o município fica refém das decisões da Secretaria Estadual de Educação, que muitas vezes não atendem sua realidade?, afirmou.

continua após a publicidade

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Conselhos Municipais de Educação (Sicme), menos da metade dos municípios da região Norte possuem Conselho Municipal de Educação, enquanto no Brasil a taxa seria de 80%. A exceção é o Amazonas, onde 78% das cidades cadastradas criaram seu conselho.

Embora esses números se referirem a apenas 38% dos municípios brasileiros, as porcentagens são relativas apenas àquelas localidades que responderam à pesquisa. Na prática, 78% dos municípios do Amazonas cadastrados no Sicme representam apenas sete cidades, já que somente nove (de um total de 62) enviaram os dados solicitados pelo Pró-Conselho.

Para tentar melhorar essa realidade, o Pró-Conselho já capacitou desde outubro de 2003 seis mil conselheiros municipais ? ou pessoas interessadas em criar o conselho. O secretário municipal de Educação de Maracanari (CE) e coordenador das oficinas, Augusto Gomes, informou que a estratégia já apresentou resultados. Entre 2004 e 2005 foram criados no país pelo menos 499 Conselhos Municipais de Educação, um aumento de 28%.

continua após a publicidade

?Neste ano entramos na segunda rodada de capacitação, com seminários regionais já realizados em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, no Amazonas  – em agosto será a vez de Goiás, e em setembro, Pernambuco?, informou Gomes.

?Trabalharemos diretamente apenas um estado por região. A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) está recebendo apoio do MEC para multiplicar nos outros estados esse aprendizado?, disse.

continua após a publicidade