De acordo com estatísticas do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), a maioria dos acidentes ocorridos envolve vítimas, inclusive fatais. Para ajudar a diminuir esse índice, o Conselho Federal de Psicologia (CRP-08) do Paraná está promovendo o II Encontro Paranaense de Psicologia do Trânsito, que iniciou hoje e termina sábado.
Segundo a presidente do encontro, Adriane Picchetto Machado, a importância desse evento é mostrar que a psicologia pode trabalhar de maneira mais social e menos técnica sobre o assunto, ajudando a prevenir muitos acidentes. Só em Curitiba, 90% dos acidentes de trânsito são registrados devido a fatores comportamentais.

Para Adriane, as principais infrações responsáveis pela maioria dos acidentes são o álcool, o abuso de velocidade e a falta de respeito em relação ao sinal vermelho. ?A inconsciência dos motoristas é muito alta. É preciso colocar na cabeça de que o trânsito é um local de perigo real?, acrescenta Adriane. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

continua após a publicidade

continua após a publicidade