O traficante Rubens Miguel da Silva, de 27 anos, foi detido na segunda-feira no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, quando preparava-se para embarcar para a África do Sul. Agentes do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) desconfiaram do rapaz que, usando vestimenta a caráter, passava-se por padre. Ao ser revistado, o falso religioso acabou preso. Ele levava nos sapatos e preso junto ao corpo um total de 3 kg de cocaína.
Em uma pasta, o falso padre carregava umas poucas roupas e os livretos de catequese. Segundo a polícia, Miguel é morador da zona norte da capital paulista, e, após uma promessa de emprego em solo sul-africano, foi até uma casa ocupada por nigerianos e aceitou fazer o serviço de "mula" – nome usado para quem apenas faz o transporte da droga.
Ao chegar na casa dos nigerianos, Rubens vestia camiseta e calça jeans, mas saiu de lá vestido de padre para transportar a droga. Levado à sede do Denarc, Silva foi indiciado por tráfico internacional de drogas e, caso condenado, poderá pegar uma pena de 3 a 15 anos de prisão.