As doze faculdades estaduais terão que adotar em 2004 uma série de providências que vão desde a suspensão de testes seletivos até diminuição de gastos com luz e telefone, entre outras. Segundo o secretário Aldair Rizzi, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as medidas são necessárias para a organização do sistema público de ensino superior e não poderão ser adiadas em hipótese alguma.
O secretário informou que as faculdades, assim como as universidades, terão que usar recursos humanos próprios para dar conta das necessidades em 2004. Sem isso não será possível organizar o sistema de ensino superior, meta que o Governo do Estado não abre mão. ?Essa organização vai trazer benefícios para todos?, reforçou.
Sobre a regularização de 17 mil cargos nas universidades e faculdades estaduais, o secretário disse que a próxima etapa deste processo será a nomeação, por decreto, do governador, de cerca de sete mil professores e nove mil agentes universitários. ?Esse é o potencial das instituições de ensino superior e é dentro deste quadro que elas terão que atuar?. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)