A Associação Brasileira dos Fabricantes de Refrigerantes (AFREBRAS) está mobilizando mais de 100 pequenos e médios produtores de refrigerantes de vários Estados do País, para uma marcha a Brasília nos dias 2 e 3 de agosto, visando reivindicar alterações na legislação tributária do setor, que hoje convive com a insuportável carga tributária de 40%.
No último dia 13 de junho, a Entidade enviou uma carta ao presidente da República, acompanhada do estudo ?Radiografia da Tributação sobre Refrigerantes?, onde mostra as injustiças tributárias impostas a estes fabricantes. O documento também foi encaminhado ao ministro da Fazenda, pedindo que seja revista a política de impostos. Agora, a Afrebras se prepara para ato público no Congresso Nacional com vistas a mobilizar os parlamentares em prol de sua causa.
De acordo com o presidente da Entidade, Fernando Rodrigues de Bairros, caso a União não apresente uma proposta para baixar os tributos do setor em até quatro meses, a Entidade apelará para a Justiça. "Nossa carga tributária é uma das mais altas entre todos os setores, precisamos tomar providências acertadas para dar condições aos empreendedores do setor de refrigerantes de tocarem seus negócios", diz.