Assim como o alemão Michael Schumacher, o piloto francês Olivier Panis, de 40 anos, anunciou que vai deixar a Fórmula 1 no final da temporada 2006. Ele trabalha atualmente como piloto de testes da equipe Toyota, assim como o brasileiro Ricardo Zonta.

continua após a publicidade

Panis esteve na equipe japonesa nos últimos quatro anos. Nos primeiros dois, foi piloto titular. "Sei que é hora de continuar e de preencher meu desejo de correr de novo. A Toyota progrediu muito, e estou feliz por ter sido parte disso. Vou sentir falta de todos", comentou o veterano. "Agora, vou procurar por outros desafios fora da F-1. Mas ficarei de olho na Toyota e desejando sucesso a eles", completou.

Em dez temporadas na F-1, Panis obteve apenas uma vitória. O feito aconteceu no GP de Mônaco, em 1996, quando dirigia um carro da escuderia Ligier. A sua última corrida oficial aconteceu no Japão, em 2004. No total, ele participou de 158 provas na principal categoria do automobilismo mundial.

A função de Olivier Panis, que também correu pela Prost Grand Prix (1997-1999) e BAR (2001-2002), será ocupada pelo seu compatriota Franck Montagny, atualmente piloto de testes da Super Aguri.

continua após a publicidade