Sede dos encontros oficiais da 8ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica – COP8, que acontece até o dia 31, o ExpoTrade, em Pinhais, é também opção de lazer e conhecimento para a população de Curitiba e região.
Uma boa opção de passeio, compras e lazer é a Feira de Exposições do ExpoTrade, onde o artesanato ecológico tem atraído a atenção dos visitantes. Os produtos estão expostos num estande da Prefeitura, organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Fundação de Ação Social (FAS) e Instituto Municipal de Turismo.
A artesã curitibana Joceli de Melo, que faz bolsas com lacre de latas de refrigerante, conta que os estrangeiros se mostram surpresos e admirados com a criatividade do artesanato local. "O artesão aqui é capaz de fazer uma cadeira de papelão dobrável, pesando menos de dois quilos, que suporta mais de 110 quilos", elogiou o africano Bruce Sinsin, de Benin, encantado com as criações de Acioli Favoretto, que utiliza caixas de papelão como matéria-prima na fabricação de mesas, baús, bolsas, cadeiras e até jogos de dormitórios.
Os visitantes podem comprar mudas da flora brasileira, produtos em fibra de bananeira, instrumentos musicais em coco e cabaça, e outros objetos que utilizam materiais reciclados como matéria-prima. O acesso à Feira de Exposição no ExpoTrade é gratuito, aberto ao público diariamente das 10h às 21h, até o próximo dia 31.