O Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná (GEEP-Açungui) vai abrir, nesta quinta-feira (1°), uma exposição que reúne fotos de cavernas paranaenses e de outros estados, o ambiente cavernícola e a fauna especializada. A mostra, que ficará em cartaz até o próximo dia 13, no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná, marca os 21 anos da entidade. Também serão apresentadas publicações que mostram a riqueza ambiental das cavernas no Paraná, por meio de fotografias registradas durante os 20 de atuação da instituição.

continua após a publicidade

A proposta do grupo é divulgar informações referentes ao tema, possibilitando seu registro, conhecimento e reconhecimento de sua importância. O GEEP-Açungui é uma associação civil sem fins econômicos que tem por missão a conservação e a pesquisa das cavernas e dos ecossistemas associados. Desde sua origem, o grupo vem desenvolvendo trabalho de levantamento, pesquisa científica, divulgação e preservação das cavidades naturais e seu entorno físico, reunindo pessoas e entidades interessadas nas atividades e ciências correlatas à espeleologia.

Os integrantes da associação destacam que, com a complexidade das variáveis ambientais que se inter-relacionam com as cavernas, interferindo em sua preservação, nos últimos anos o Açungui passou a se preocupar com a conservação da natureza e ao manejo adequado de recursos naturais, ampliando sua atuação. A exposição na Biblioteca Pública retrata dez cavernas paranaenses e outras dez de outros estados.

Serviço:

Exposição fotográfica ?Conhecendo cavernas?
Data: 1° a 13 de março
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133

continua após a publicidade