A Prefeitura de Curitiba está programando para março do ano que vem uma exposição itinerante sobre biodiversidade. Maquetes, banners, telão e um imenso mapa de Curitiba no chão vão compor um cenário para inserir o cidadão, do bairro onde ele mora, ao planeta em que vivemos.
A exposição faz parte de uma série de eventos que estão sendo programados pela prefeitura para acontecer na cidade paralelamente às conferências mundiais sobre biodiversidade e biossegurança, que serão realizadas entre 13 e 31 de março, período que coincide com o aniversário da cidade.
O objetivo da exposição é difundir informações sobre os dois temas das reuniões da ONU, que serão realizadas pela primeira vez no Brasil. No espaço da exposição serão oferecidas também aulas abertas à população sobre biodiversidade e biossegurança. A exposição vai percorrer as Ruas da Cidadania, parques e locais das conferências.
As conferências da ONU – o 3 o Encontro das Partes da Convenção do Protocolo de Cartagena, sobre Biossegurança (MOP3), e a 8a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8) – vão reunir em Curitiba delegações dos 187 países e da Comunidade Européia que integram a Convenção sobre Diversidade Biológica.
A realização da exposição Itinerante vem sendo analisada pela comissão municipal responsável pelos preparativos da cidade para receber estes eventos internacionais. Criada pelo prefeito Beto Richa, a comissão municipal agrega todas as áreas da prefeitura envolvidas nos preparativos para as reuniões, além das ações desenvolvidas pelo Ibama e pelo Governo do Estado.