Cenas da relação cotidiana dos londrinenses com a cultura japonesa podem ser apreciadas na exposição fotográfica ?Imagens da Cultura Japonesa em Londrina?. O projeto, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da jornalista  Cinyra Megumi Yamagute, a Meg Yamaguita, formada em Comunicação Social ? Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no ano passado. A exposição itinerante, que começou ontem (dia 4), pode ser visitada até o próximo dia 15, no segundo piso da Biblioteca Pública de Londrina (avenida Rio de Janeiro, 413).
 
A idéia de realizar uma exposição fotográfica sobre a cultura japonesa surgiu quando Meg esteve no Japão, entre os anos 1993 e 1996. ?Sempre gostei muito de fotografia. Existe muito da cultura japonesa em Londrina, que possui significados importantes e que as pessoas não conhecem?, disse.
 
Composta por 34 fotografias com tamanhos 30 cm x 40 cm feitas no período de 2002 a 2003 em Londrina e também no município de Apucarana (distante 54 km a oeste), a exposição revela imagens do cotidiano de pessoas que têm por hábitos alguns costumes orientais, como a prática do gatebol, esporte que surgiu na década de 40 no Japão. ?Muitas pessoas praticam esse esporte no Zerão, mas não sabem que é de origem japonesa?, disse Meg.
 
Segundo a jornalista, outras atividades e costumes japoneses que muitas pessoas adotam em datas específicas são revelados pelas imagens, como o preparo do tradicional moti, bolinho de arroz consumido no primeiro dia do ano pelos japoneses. ?Sempre no dia 1º de janeiro os japoneses fazem o moti. É um bolinho de arroz feito em conjunto com várias pessoas. Representa a união e outras coisas boas que estarão por vir naquele ano.? Ainda segundo Meg, o bolinho é consumido junto a uma sopa também tradicional e conhecida pelos adeptos da cultura japonesa.

continua após a publicidade

continua após a publicidade