Fotos: Valquir Aureliano |
O diretor-geral da Itaipu Binacional Jorge Samek e a diretora da Embap, Ana Maria Feijó. |
A Escola de Música e Belas Artes do Paraná fez um grande e longo trabalho de recuperação e restauração de todo o seu acervo. Com o apoio da Itaipu Binacional, a Embap inaugurou no dia 13 de setembro em Curitiba, uma exposição com todas as obras de arte resgatadas das salas e corredores da escola, na rua Emiliano Perneta.
A exposição reúne as principais obras de arte de mestres como João Turin, Luís Carlos de Andrade Lima e Oswald Lopes.
“As obras desta exposição representam apenas uma parte do formidável acervo de artistas paranaenses em poder da Embap. Disponibilizá-las ao público é mostrar um dos mais ricos períodos da nossa cultura”, diz a diretora da escola, Anna Maria Feijó. Todos os artistas cuja as obras estão na exposição, foram professores, fundadores ou alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. A diretora afirma que com essa exposição a comunidade tem a chance de conhecer um pouco da história da arte e da cultura paranaense. O diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, afirma que se sente honrado e orgulhoso em apoiar esse projeto. “Quero cumprimentar a Embap pelo acervo preservado e, como paranaense, quero cumprimentar também todos os artistas da minha terra, anônimos ou famosos, pela construção da história da arte deste estado”.
As obras ficam em exposição até 30 de setembro no Espaço Cultural Prof. Miguel Reale, na rua Comendador Araújo, 551 (Centro).